As novas regras do Pix já estão valendo e é muito importante que você saiba quais são elas para usar a ferramenta todos os dias.
O Pix veio para ficar! Criado no final de 2020 pelo Governo Federal, tornou-se uma verdadeira febre entre todas as pessoas que têm conta corrente, principalmente para quem tem conta digital.
Com apenas alguns cliques você manda dinheiro para outra pessoa, paga contas, tudo na maior facilidade!
Agora vamos ver quais são essas novas regras do Pix? Acompanhe!
Confira as novas regras do Pix para 2025
Essas regras do Pix vieram para facilitar ainda mais o seu dia a dia, tirando a burocracia e deixando as suas transferências ainda mais rápidas.
A partir de agora não tem mais limite de Pix por transação!
Antes, os bancos estipulavam valores máximos que você podia transferir por transação, e até mesmo o horário que podia fazer. Na parte da noite esse limite era mais baixo.
Em um exemplo bem simples, em bancos que tinham um limite de R$ 2.000 por transação, mas você queria transferir R$ 6.000, era necessário fazer três transações de dois mil reais cada.
Meio sem sentido, né?! Com a mudança, se você tiver limite em conta, é só enviar um único Pix para a conta que desejar, seja para uma outra conta sua, para pagar algo que está devendo, etc., as opções são bem variadas.
Essa é a principal nova regra do Pix para 2025, e já está acontecendo. As outras mudanças tem mais a ver com o tipo de Pix que você vai fazer. Sabia que agora dá para pagar boletos atualizados pelo Pix?! Continue lendo que vai entender!
Duas novas modalidades do Pix para 2025
Agora que já sabe sobre a nova regra do Pix, nada melhor do que começar a usar. Mas sabia que 2025 ainda promete mais?
Até o final deste ano, o BACEN (Banco Central), entidade do governo que cuida dessas partes financeiras, prometeu dois novos tipos de Pix que o pessoal poderá usar, são elas:
Pix Automático
Apesar de ser um recurso exclusivo aos CNPJs, os clientes também vão poder usufruir dessas regras do Pix.
Basicamente, vai ser possível planejar as suas continhas, pagando elas com agendamento.
Assim, aquele boleto ou outra conta que a empresa configurou a possibilidade de receber no Pix, pode ser agendada por meio do app do seu banco.
Então, se você recebe todo dia 5 e já tem contas nos dias 7 e 10, dá para colocar elas como se fossem em “débito automático”, pagando no Pix quando você agendar.
BolePix
Essa, entre as regras do Pix, é mais simples e algumas empresas já estão oferecendo aos seus clientes.
Trata-se de pagar os boletos através de um Pix QR Code. A diferença principal é que você não precisa ficar atualizando o boleto.
Se você estiver com a versão impressa do boleto em casa, e ele estiver cadastrado na função “BolePix”, é só apontar a câmera do celular para o QR Code lá na seção de pagamentos da sua conta digital e pronto, o valor vai ser atualizado sozinho.
O Pix vai ser taxado?
Algumas instituições financeiras que oferecem o Pix taxam as transações, não para pessoas físicas, mas para contas empresariais.
De modo geral, dentre as regras do Pix, essa é uma escolha da própria instituição, já que não é uma regra do governo.
Muito se fala sobre o assunto porque durante o ano de 2023, o ministro da economia mencionou que poderia haver a chance de que o governo colocasse tarifas nessas transações.
No entanto, o assunto caiu no esquecimento e ao que tudo indica não vai acontecer tão cedo.
7 benefícios de fazer um Pix usando a sua conta digital
O Pix é uma ferramenta incrível que veio para facilitar nossa vida financeira. Ele traz muitos benefícios que tornam as transações diárias mais rápidas, seguras e simples.
Agora que já sabe as regras do Pix, aqui estão sete vantagens de usá-lo no seu dia a dia, seja uma conta pessoa física, conta MEI ou qualquer outro tipo, de uma forma bem fácil de entender:
1. Rápido como um piscar de olhos
O Pix é super rápido! Quando você envia dinheiro usando o Pix, ele chega quase instantaneamente para a pessoa que recebe. Não precisa esperar horas ou dias como em outras formas de pagamento.
2. Funciona a qualquer hora do dia ou da noite
O Pix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, até mesmo nos feriados!
Isso significa que com as regras do Pix você pode fazer transferências a qualquer momento, sem se preocupar com horários de funcionamento de bancos.
3. Zero taxas ou custos escondidos
Ao contrário de algumas outras formas de pagamento, o Pix não cobra taxas adicionais. Isso significa que você pode enviar dinheiro sem se preocupar com surpresas desagradáveis na sua conta bancária.
4. Mais segurança para o seu dinheiro
O Pix é muito seguro. Ele utiliza tecnologias avançadas para proteger suas informações e seu dinheiro durante as transações.
Além disso, você não precisa compartilhar seus dados bancários com estranhos, tornando as operações ainda mais seguras.
5. Facilita pagamentos e recebimentos
Com o Pix, você pode pagar e receber de forma muito fácil. Basta usar a conta digital no celular para escanear um código QR ou colocar a chave da pessoa ou empresa, e pronto!
Com essas regras do Pix, não é necessário digitar números de conta longos e complicados como nas opções TED e DOC.
6. Integração com diversos serviços e aplicativos
Muitos aplicativos e serviços já oferecem o Pix como opção de pagamento. Isso significa que você pode usar o Pix em diversos lugares, desde supermercados até lojas online, tornando suas compras mais práticas e rápidas.
7. Ajuda o meio ambiente
Sim, o Pix até ajuda o meio ambiente! Como as transações são feitas eletronicamente, não há necessidade de usar papel para cheques ou recibos. Isso reduz o consumo de papel e ajuda na preservação das árvores e do nosso planeta.
O que achou de conhecer essas novidades entre as regras do Pix? Comente abaixo. Até a próxima!
Deixe um comentário